domingo, 2 de abril de 2017

A vacina contra a febre amarela é um veneno mortal?

Texto que circula através das redes sociais afirma que depois de vacinarem 40 milhões de pessoas, descobriram que a vacina contra a febre amarela é um veneno mortal! Será?

Um alerta começou a ser amplamente compartilhado na web no final da primeira quinzena de março de 2017. De acordo com o texto, após o Governo já ter vacinado 40 milhões de pessoas é que se descobriu que a vacina contra a febre amarela ataca diretamente o sistema nervoso, causando problemas de respiração, paralisia e pode até levar à morte.


A reportagem ainda denuncia que na própria bula é revelado que a vacina nunca foi submetida a ensaios clínicos científicos: “Não houve estudos controlados que demonstrem adequadamente uma diminuição na doença influenza após a vacinação com Flulaval”, é o que se pode ler no folheto informativo num texto minúsculo que ninguém lê.


Será que esse alerta é real? A vacina contra a febre amarela é um veneno?


Após vacinarem 40 milhões de brasileiros é que descobriram que a vacina contra a febre amarela é um veneno mortal! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso? 

Sempre que o assunto “vacina” fica popular, aparece alguém espalhando notícias falsas sobre supostos perigos da vacinação para os menos esclarecidos!

Já mostramos aqui no E-farsas, em 2010, que boatos a respeito do “perigo da vacina” (seja ela qual for) são disseminadas por desocupados na rede apenas para gerar caos e barulho na web, além de atrapalhar as campanhas do Governo para imunizar a população.


Na época, outros sites também entraram na briga para tentar desmistificar essa história de que vacina faz mal e também consultaram especialistas para explicar tudo direitinho.


Voltando ao rumor infundado, pra começo de conversa, esse texto foi publicado pela primeira vez (em 2017) no site Saúde Vida e Família, que – é claro – não cita nenhuma fonte:



Um dos primeiros blogs a espalhar essa mentira!

Além disso, uma busca na web nos revela que esse mesmo texto já circula há anos por aí. Em 2016, o alvo dessa e-farsa era a vacina contra a H1N1. O texto é o mesmo, só que a quantidade de pessoas vacinadas teria sido 48 milhões.

Perceba que, nesse alerta falso (tanto o de 2016 quanto esse de 2017) é afirmado que o nome da vacina seria “Flulaval” quando, na verdade, esse é o nome da vacina contra a gripe H1N1.


Procuramos em diversas bulas da vacina contra a febre amarela e em nenhuma delas está escrito que o medicamento não foi testado. Pode conferir aqui, aqui e aqui!


Efeitos adversos 

De acordo com o Centro de Vacinação de Adultos (CVA), as reações adversas à vacina contra a febre amarela são raras, mas podem ocorrer na seguinte proporção (aproximadamente):

Reação alérgica grave (anafilática) – 1 em cada 131.000 doses aplicadas Reações no sistema nervoso central – 1 caso para cada 250.000 doses Comprometimento de múltiplos órgãos com o vírus vacinal da febre amarela – 1 caso para cada 200.000 – 300.000 doses (para os maiores de 60 anos é de cerca de 1 caso para cada 40.000 – 50.000 doses) Em março de 2017, 4 adultos e 3 crianças apresentaram febre em decorrência da imunização com a vacina contra a febre amarela no Rio de Janeiro, mas foram atendidos em um hospital local e não correm risco de morte!


Conclusão 
A vacina contra a Febre Amarela não é um veneno mortal! O texto que se espalhou em março de 2017 é um versão reformulada de uma corrente falsa que surgiu em 2016.


Fonte:  e-farsas 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário será muito legal...meu muito obrigado!! Volte Sempre!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

▲ Topo